sábado, 12 de março de 2011

Highlands

As Highlands (terras altas) da Escócia, são um capitulo a parte nesse país incrível. Talvez você nunca tenha ouvido falar dessas tais Highlands, mas certamente já viu suas paisagens em filmes como "Coração Valente", "Senhor dos Anéis", "O código da Vinci" dentre outros.
Fui para as Highlands, partindo de Edimburgo, em um tour de dois dias organizado pela Timberbush (http://www.timberbush-tours.co.uk/). Eu achei muito bom, mas também existem outras empresas que organizam esses tours. (70 libras o tour de 2 dias, e 17 libras no hostel).
Ir a Escócia, e não passar pelas Highlands é quase como não ir a Escócia. Portanto, não perca essa opotunidade, entre em um tour e aproveite!
Quando eu fui, já era começo de novembro, e o tempo não ajudou muito, estava frio, ventando e chovendo....mas mesmo assim foi um belo passeio e deu para ter uma boa idéia das belezas daquela terra. Espero voltar em breve na primavera ou no verão Europeu, pois deve ser lindo demais. Quem sabe não vou para o Festival Internacional de Edimburgo e dou uma esticada para as Highlands?! :D
O tour saiu de manhã, por volta das 9h, e seguiu direto para Glasgow, para pegar mais um casal que nos acompanhou... Nossa primeira parada foi em um vilarejo muito bonitinho "Village of Luss" (uma parada técnica para esticar as pernas e tomar um café para se aquecer). De lá seguimos viagem, até o local onde aconteceu o massacre do clã  MacDonalds, no "Valley of Glencoe" em 1692. Lá paramos novamente para podermos conhecer o local. O tempo não estava colaborando...muito frio...muito vento e para finalizar com chave de ouro, muita chuva! Passamos muito rápidamente por lá, loucos para retornar para o carro e se aquecer.
A chuva não deu trégua, e seguimos a viagem admirando as paisagens mesmo com aquele tempo. Passamos pela montanha mais alta da Escócia (e de todo o Reino Unido, com 1344 metros), a Ben Nevis, e depois paramos em Forth William, para almoço. O tempo seguiu não colaborando...
Depois de mais algum tempo admirando as paisagens daquela região, finalmente chegamos no famoso Loch Ness (Lago Ness) - O Loch Ness, é um lago de água doce, que ocupa cerca de 56,4km² e tem uma profundidade máxima de 226 metros. A visibilidade da água é extremamente reduzida, o que aumenta o mistério em torno do Mostro do Lago Ness, conhecido pelos locais como Nessie, que é um dos motores da indústria do turismo na região. O monstro é levado tão a sério por lá, quem tem até museu para o Nessie. - Eu sinceramente, não vi monstro nenhum...mas pelo sim, pelo não, é melhor não duvidar...rsrsrs. Não ficamos muito tempo por lá, em função do tempo.
Seguimos, então, para Inverness onde passamos a noite. - Como o tour disponibiliza mais de uma opção de hospedagem, albergues, B&B e hotéis, o grupo se separou. No hostel ficamos um casal de gaúchos, duas gurias (não me lembro de onde) e eu, o resto do grupo, foi para o B&B com o guia.
O casal de gaúchos e eu, aproveitamos que o tempo tinha dado uma estiada, para conhecer a cidade. Já era noite, mas como sairíamos cedo no outro dia, essa era nossa oportunidade. Caminhamos pelas ruas da cidade, tiramos algumas fotos e ficamos, pelo menos eu fiquei, encantada com a ponte iluminada, que troca de cor o tempo todo. Depois, entramos num pub, para jantar (o que estava muito bom, por sinal) e acabamos ficando tomando umas pints e curtindo um show muito bacana.
No dia seguinte, saímos pelas 9h (embora o sono fosse grande), e começamos a descer em direção a Edimburgo. Nossa primeira parada foi o Culloden Battlefield, campo de batalha, onde os Jacobites e Bonnie Prince Charlie foram derrotados pelo Duque de Cumberland. -  É impressionante, como os escoceses tornam esses campos de batalha em pontos turísticos.- Paramos ainda no cemitério pré histórico Balnuaran of Clava, antes de seguirmos para a Destilaria Tomatin, onde "aprendemos" o processo de fabricação do whisky, e degustamos o produto.
Paramos para almoço em um vilarejo, e depois seguimos viagem até à antiga guarnição militar de Ruthven Quartel, onde também pudemos ver o gado das highlands, que tem uma pelagem bem mais comprida e grossa, para aguentar o frio que faz nessa região. 
Seguimos o caminho de volta, passamos pelo Hermitage Castle, cruzamos a Forth Bridges (cruzamos uma das 4 pontes) e retornamos a Edimburgo.
Embora o tempo não tenha colaborado nesses dias, o passeio vale muito a pena, a beleza da região é impressionante, e os escoceses são um povo que parece não pertencer ao Reino Unido (pela alegria e pelo jeito de levar a vida). Talvez, tenha me identificado com os escoceses, por ser gaúcha, e pelo fato da história deles ser parecida com a nossa - uma revolução para tentar se separar do Reino Unido, que fracassou, mas que fortaleceu a cultura e a identidade daquele povo.
A Escócia certamente está entre meus países favoritos da viagem, não vejo a hora de voltar. E quando voltar, quero fazer o tour de mais dias, e ir até a Isle of Skye (Ilha de Skye), pois dessa vez não deu tempo. Mais um motivo para voltar!



Todo mundo na van....e pé na estrada...



 
Village of Luss



 
Loch Lomond




Village of Luss....e suas belezas...


 

Frio? Vento? Chuva? Quase nada!!! rsrsrsrs




Todo mundo voltando para a van....




Paisagem....




O Monstro do Loch Ness (Lago Ness)....rsrsrsr....pelo menos, foi o único bicho que eu vi por lá.




O famoso e lendário Loch Ness (Lago Ness)




Scothland....




Noite em Inverness




Inverness




 Inverness...




Inverness




A ponte colorida de Inverness, e o Castle Garrison ao fundo.




Inverness e sua ponte colorida....




Pub em Inverness....bacaninha!




Culloden Battlefield (campo de batalha)




Culloden Battlefield (campo de batalha)




Balnuaran of Clava - Cemitério Pré-histórico




Balnuaran of Clava - Cemitério Pré-histórico e suas cores





Destilaria Tomatin....




Gado escocês....para aguentar o frio....




The Ruthven Barracks




The Ruthven Barracks




Paisagem....








Paisagem...







Voltando para Edimburgo

2 comentários:

  1. Raquel.. estou planejamento minhas ferias ai pela europa, pesquisando acabei encontrando seu blog.. achei ele mto legal, suas fotos estao lindas.. estou te add pra pegar algumas informacoes com vc, pode ser?! Ahhhhh... tb sou gauchaaaa!! Vi a sua foto tomando chimas na italiaa!!! kkk

    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mohana!
    Que bom que gostaste do blog!
    Claro que pode ser, podes contar comigo no que eu puder ajudar.É sempre bom ver como foi a experiência de quem já esteve no lugar.

    Abraço!

    ResponderExcluir