sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Berlim


Berlim, a capital da Alemanha, com 3,4 milhões de habitantes, traz as marcas de um passado recente, da separação ocasionada pelo Muro de Berlim. A cidade mistura o passado, como pedaços do muro em pontos da cidade, museus que não deixam as pessoas esquecerem o que passou, com o futuro, de prédios super modernos, tecnologia, carros de ponta, etc.
Eu achei Berlim extremanente liberal....cheia de punks, moderninhos, "revoltados" e gays, provavelmente reflexo dos anos de repressão ocasionados pelo isolamento da Berlim Oriental e Socialista, através do Muro de Berlim.
A cidade é muito interessante, por toda história que ela carrega, e por ser algo tão recente, a queda do muro ocorreu em 1989, e a reunificação oficial em 1990, quando encontraram-se duas realidades sociais e econômicas. Hoje, 20 anos depois, ainda é possível perceber a discriminação social e cultural entre as duas Berlins Ocidental e Oriental.
Lugares que merecem destaque em Berlim: Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo) é o maior símbolo de Berlim, afinal o muro não tem tanta simpatia, nem dos alemães (na grande maioria) como do resto do mundo.
Berliner Mauer (Muro de Berlim), erguido em 13 de agosto de 1961, separou um mesmo povo em duas cidades distintas, uma socialista (Oriental), pertencente a RDA - República Democrática Alemã, com capital em Berlim, e outra capitalista (Ocidental), pertencente a RFA - República Federal da Alemanha, com capital em Bonn. O muro que separou famílias, amigos, casais....não existe mais, foi derrubado em 9 de novembro de 1989, mas ainda hoje, é possível ver algumas partes do muro que foram preservadas, em alguns pontos da cidade...um pedaço original do muro, fica próximo ao Museu Topographie des Terrors (Topografia do Terror), um museu super interessante, localizado onde ficava o escritório central da Gestapo e da SS, com fotos e documentos organizados cronologicamente com as idéias de Hitler e seus seguidores, e como elas foram postas em prática.
Outro pedaço do muro que é interessantíssimo, esse sim mais preservado, é o East Side Gallery, onde 1.300 metros do muro às margens do Rio Spree, foram pintados em uma das faces por diversos artistas, traduzindo a sensação de opressão e esperança daquela época de separação.
O Memorial aos Judeus Mortos na Europa, é um monumento composto por 2.711 blocos de concreto, de diferentes alturas e tamanhos, homenagem aos 6 milhões de judeus mortos pelo nazismo. O mais interessante aqui é que numa cidade onde a pichação está em todas as partes, neste local, mesmo ainda havendo muitos simpatizantes do nazismo em Berlim, não há uma marca! Motivo: uma tinta especial foi desenvolvida especialmente para a pintura dos blocos deste memorial....e o criador desta tinta é um judeu.
A Fernsehturm (Torre da Televisão), é a contrução mais alta da cidade, com 365 metros de altura (mais alta que a Torre Eiffel, mas certamente sem o mesmo charme), permite uma visão de 360° da cidade.
O Reichstag (Parlamento Alemão). mistura o antigo e o moderno (uma síntese de Berlim), uma construção de 1884 - 1894, que foi incendiada durante o nazismo e recontruída no final dos anos noventa, traz também a moderna cúpula de vidro, onde é possível subir e ter uma bela vista da cidade, além de ver pelo teto de vidro, os parlamentares trabalhando.
Berlim é uma grande cidade, com muitos pontos de interesse que vale a pena serem desvendados....a cidade não tem a alegria de Munique, mas certamente tem uma das noites mais agitadas da Europa!
Bueno...agora vamos às fotos!


Muro de Berlin



Rio Spree



East Side Gallery....Muro de Berlin



East Side Gallery....Muro de Berlin



East Side Gallery....Muro de Berlin



East Side Gallery....Muro de Berlin



Fernsehturn (Torre de Televisão)



Berliner Dom (Catedral de Berlin - protestante)



Berliner Dom



Berliner Dom



Berliner Dom



Berliner Dom



Berliner Dom


Berliner Dom



Tiergarten



Siergessäule (Coluna da Vitória)... em reformas



Schloss Bellevue (Castelo Bellevue), residência do presidente alemão, a bandeira hasteada no centro do prédio, significa que ele estava em casa.



Schloss Bellevue



Curry Wrust



Neue Sinagoge (Sinagoga Nova)




Galerie Tacheles



Reichstag (Parlamento Alemão)




Reichstag (Parlamento Alemão)



Onde Angela Merkel, a Primeira-Ministra da Alemanha trabalha...



Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo)



Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo)



Memorial aos Judeus Mortos na Europa



Memorial aos Judeus Mortos na Europa



Memorial aos Judeus Mortos na Europa



Escultura que representa todas as mães que perderam seus filhos na guerra



Outono.....




No alto da Fernsehturm (Torre da Tv)



Rathaus (Prefeitura)



Fernsehturm (Torre da Tv)




Berliner Dom



Berliner Dom




Berliner Dom e Torre da Tv



Reichstag (Parlamento Alemão)



Reichstag (Parlamento Alemão)



Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo)



Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo)



Kaiser - Wilhelm - Gedäctniskirche.....símbolo de Berlim Ocidental, com sua torre parcialmente destruída pelo bombardeio.



Kaiser - Wilhelm - Gedäctniskirche



Bonitinho....



Perdaço do Muro de Berlin original



Antes do muro....



Topographie des Terrors (Topografia do Terror)



Tempos de nazismo....



Berlin Ocidental e Berlin Oriental....



Checkpoint Charlie



Deutsche Dom



Konzerthaus e Französische Dom



Catedral Católica...



Bebelplatz...famoso local da queima dos livros pelos nazistas



Portão de Brandemburgo....visto de cima da cúpula do Parlamento



No topo da cúpula do Parlamento Alemão



Cúpula do Parlamento Alemão



Pôr-do-sol



Fim de tarde



Pôr-do-sol

Um comentário:

  1. Pô, achei muito legal! Vou em dezembro estudar alemao em Berlin por 3 meses e seu Blog está me ajudando muito com os principais pontos turisticos, tanto das cidades alemas como também para quando eu der umas escapadinhas a Paris, Praga, etc! Valeu :D

    ResponderExcluir