sábado, 30 de outubro de 2010

Bruges

 
Bruges, localizada a 97km de Bruxelas, com aproximadamente 117 mil habitantes, é a principal atração e a cidade mais turística da Bélgica. A cidade é chamada de "Veneza do Norte", devido aos seus inúmeros canais, mas a cidade com sua arquitetura medieval, tem sua identidade própria.
O pequeno centro da cidade, com suas ruazinhas estreitas e suas contruções, não parece ter mudado muito ao longo dos anos. O centro histórico de Bruges, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e suas contruções medievais, estão entre as mais bem preservadas da Europa.
O mais interessante e agradável na cidade, é andar por suas ruazinhas e seus canais, apenas curtindo a paisagem e o clima do lugar. No primeiro dia, eu aluguei uma bicicleta, e fui até a cidade vizinha de Damme, e de lá segui até a Vila de Oostkerke, um passeio muito bacana, no qual é possível curtir a paisagem rural, os canais e os moinhos ao longo do caminho.
Além desse passeio de bicicleta, que é imperdível, as principais atrações de Bruges são a Markt (Markt Square), que é a praça central, o coração da cidade, cheia de turistas e restaurantes, além do Campanário Belfry, de onde se tem uma bela vista da cidade do alto de seus 366 degraus (83 metros).
A Burg, outra praça, praticamente ao lado da Markt, é onde está localizada a Stadhuis (Prefeitura), que é um dos prédios mais antigos da Bélgica, construído entre 1376 e 1420. Na Burg, também encontra-se a Heilig Bloed Basiliek (Basílica do Sangue Sagrado), igreja famosa por conter uma "cápsula" com gotas coaguladas, supostamente do sangue de Cristo.
A Onze-Lieve-Vrouw (Igreja de Nossa Senhora), construção dos séculos 13 e 15, tem em seu interior uma importante obra de Michaelangelo, A Madonna e o Menino.
Os chocolates por aqui, são uma atração à parte....estão em todos os lugares, expostos em vitrines, tentando as pessoas que passam pelas ruas.
Quando à hospedagem, fiquei no albergue Bauhaus, e NÃO recomendo!
Bruges é uma cidade romântica e muito bonita, que certamente merece mais de um dia por lá!
Bueno, agora vamos às fotos!!!!



Markt (Market Square)



Os moinhos de Bruges



Moinho...



No caminho para Damme



No caminho para Damme



Chegando em Damme



Damme



Damme



Prefeitura de Damme



Praça principal de Damme



Canal



Paisagem no caminho





No caminho



Voltando para Bruges



Waffle, doce típico da Bélgica


Stadhuis (prefeitura)


Canal...



Canal...



Cidade medieval com seus canais...







Canal....



Bruges



Passeio de barco pelos canais de Bruges



Onze-Lieve-Vrouw (Igreja de Nossa Senhora)



A Madonna e o menino, de Michaelangelo na Onze-Lieve-Vrouw (Igreja de Nossa Senhora)



Onze-Lieve-Vrouw (Igreja de Nossa Senhora)



Onze-Lieve-Vrouw (Igreja de Nossa Senhora)



Onze-Lieve-Vrouw (Igreja de Nossa Senhora)



Campanário Belfry, com 47 sinos e 366 degraus



Vista da cidade do alto do Campanário Belfry



Onze-Lieve-Vrouw (Igreja de Nossa Senhora)



Onze-Lieve-Vrouw (Igreja de Nossa Senhora)



Markt, com o campanário ao fundo



Markt



Markt



As tradicionais carruagens de Bruges



Markt






Praça Burg



Mexilão com fritas....prato típico de Bruges



Heilig Bloed Basiliek (Basílica do Sangue Sagrado)



Heilig Bloed Basiliek (Basílica do Sangue Sagrado)



Heilig Bloed Basiliek (Basílica do Sangue Sagrado), dentre do uma "cápsula" de vidro, e suposto sangue coagulado de Cristo



Markt



Na estação...




quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bruxelas


Bruxelas, a capital da Bélgica, e da União européia, com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, cidade de negócios, cosmopolita. O símbolo da cidade é o Manneken-Pis (a fonte do guri fazendo xixi), mas certamente a Grand Place é muito mais interessante e encantadora, alguns a tem como a mais bela praça do mundo (o que eu acho um grande exagero). Bruxelas é bilingue, tudo aqui é escrito em holandês e francês, embora eu tenha observado que aqui o idioma predominante seja o francês.
Eu tinha planos de ficar uma noite em Bruxelas antes de seguir para Bruges no dia seguinte, mas quando cheguei em Colônia, vinda de Heidelberg, descobri que no dia seguinte os trens da Bélgica estariam em greve. Segui até Bruxelas pensando no que faria, mas só decidi de fato quando cheguei lá e fiquei sabendo que os ônibus também estariam em greve.
Acabei deixando minhas coisas no locker da estação de trem, de fui conhecer Bruxelas em uma tarde. Embora seja uma cidade grande, Bruxelas não tem muitos atrativos (excluindo aqui os museus), então consegui conhecer os pontos mais significativos, antes de seguir viagem para Bruges.
Comecei meu tour pela La Bourse (Bolsa de Valores), um belo prédio construído em 1871, que fica próximo a Grand Place, também conhecida como Grote Markt, que é o centro histórico de Bruxelas. Nessa praça encontram-se mais de 30 prédios com fachadas belíssimas. Na Grand Place também está localizada a Hôtel de Ville (prefeitura).
Depois de conhecer a Grand Place, fui até a Cathedrale Saint-Michel, construção gótica iniciada em 1220. Uma bela catedral com lindos vitrais datados do século 16.
Ao sair da catedral, fui "almoçar", resolvi provar as famosas batata frita da bélgica, afinal, eles dizem que inventaram a batata frita....assim como os franceses também dizem....mas aqui, certamente esse é o prato típico....
Depois das batatas, que estavam muito boas por sinal,  fui finalmente até o Manneken Pis Fountain (o guri fazendo xixi)....sinceramente, eu esperava mais....ou pelo menos que ele fosse maior...e outra...não esperava ver ele "pelado", afinal, ele tem uma coleção de 625 roupas diferentes!!! Mas enfim, como é o símbolo de Bruxelas.
Assim que saí da fonte, retornei a Grand Place e peguei o metro para a estação de trem, já estava no fim da tarde, e eu seguiria viagem....rumo a Bruges....
Vamos às fotos!





La Bourse (Bolsa de Valores)



Tchê...aqui até os cachorros pedem dinheiro!!! rsrsrsrsr



No caminho da Grand Place



Grand Place



Grand Place




Hôtel de Ville (Prefeitura)



Cathedrale Saint-Michel



Cathedrale Saint-Michel



Cathedrale Saint-Michel



Cathedrale Saint-Michel



Catedrale Saint-Michel



Mazahhhhh



Manneken Pis Fountain (O guri fazendo xixi)



Manneken Pis Fountain (O guri fazendo xixi mais famoso do mundo!)



Manneken Pis Fountain (O guri fazendo xixi)



Grand Place